RESUMO:
O minicurso tem por objetivo refletir sobre as políticas de ações afirmativas no
Brasil, assim como elencar o histórico de resistências, lutas e conquistas dos movimentos
sociais - especialmente negros e indígenas – a favor de perspectivas inclusivas
no tocante às relações étnico-raciais. Dessa feita, no âmbito da Educação,
destacamos os principais marcos políticos e jurídicos a favor da inclusão de
temáticas e de pessoas historicamente silenciadas por um processo civilizatório
fortemente ancorado em premissas coloniais - forjadas nos marcadores sociais - que
levam às condições de subcidadania. Nesta oportunidade buscamos estimular diálogos
e ponderações em torno das potencialidades e dos desafios lançados às políticas
de ações afirmativas, primordialmente, diante do caos econômico, político,
jurídico e social instaurado no país em decorrência de constantes rupturas e recuos
democráticos, que acentuam as distinções e exclusões reforçadas por retóricas
extremistas, ações e discursos totalitários contrários à convivência cidadã, democrática
e multicultural.
MINIBIOGRAFIA:
Wagner
Lins Lira é Doutor em Antropologia (UFPE) e Pós-Doutorando em Educação
(PPGECI/UFRPE/FUNDAJ), onde desenvolve pesquisas – junto ao Grupo de Estudos da
Transdisciplinaridade da Infância e da Juventude (GETIJ/UFRPE/FUNDAJ) -
voltadas à temática do sofrimento entre crianças, adolescentes e jovens,
buscando compreender o papel das ações afirmativas frente à redução de
conflitos nas escolas da Rede de Ensino do Estado de Pernambuco.
PÚBLICO-ALVO:
Alunos/as
do Ensino Médio, Professores/as da Rede de Ensino, Alunos/as da Graduação e da
Pós-Graduação.
VAGAS:
30
DATA: 16/10/2019 (quarta-feira) a partir das 13h30min.
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