terça-feira, 24 de setembro de 2019

MINICURSO - RECIFE EM PERSPECTIVA: DIÁLOGOS ENTRE AS ESCRITAS DE HERMILO BORBA FILHO, JOAQUIM CARDOZO E TULIO CARELLA





Resumo: Há várias formas de percorrer uma cidade e a literatura é uma delas. Para este minicurso, pretende-se, a partir de leituras críticas dos autores, perceber como a cidade aparece como pano de fundo para a criação literária, destacando as nuances dos gêneros em questão e os elementos que corroboram para um entendimento sociocultural. O diálogo, portanto, acontece a partir de três perspectivas sobre o mesmo objeto: a cidade do Recife. Para isso, nos debruçaremos sobre a dramaturgia de Hermilo, a poética de Cardozo e a narrativa de Tulio, a fim de evidenciar os pontos de encontro e desencontro desses três escritores que viram e escreveram a capital pernambucana sobre prismas distintos.


Minibiografia: Nomager Nunes – Mestrando em Teoria Literária e bolsista do CNPq pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador na área de Literatura e Estudos Culturais/Pós-Coloniais e membro do Grupo de Pesquisa SUTRA - Subalternidades, Transculturalidade e Perspectivas Decoloniais. É graduado em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Espanhola e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com graduação sanduíche promovida pela CAPES através do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC); Samantha Lima – Mestranda em Teoria da Literatura e bolsista CNPq no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É graduada em Letras, com habilitação dupla em português e espanhol, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, dedica-se ao estudo da poética dramatúrgica de Hermilo Borba Filho e compõe a equipe de revisão da revista Ao pé da letra, da graduação em Letras da UFPE; Wilck Camilo – É mestrando, com auxílio CNPq, em Teoria da Literatura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e dedica-se a estudar Memória, sobretudo como ela atua na construção e significação das cidades na literatura. Graduou-se em Licenciatura em Letras, com dupla habilitação em Português e Espanhol, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), período em que realizou atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no grupo Práticas de Letramentos do Programa de Educação Tutorial (PET).

PÚBLICO- ALVO:  leitores em geral que se interessem por discussões no âmbito de literatura, cidade e/ou os respectivos autores.

DATA: 15/10/19, terça-feira (13h30min às 16h30min) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário