quarta-feira, 28 de agosto de 2019

MINICURSO - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES



RESUMO: O minicurso tem por objetivo refletir sobre as políticas de ações afirmativas no Brasil, assim como elencar o histórico de resistências, lutas e conquistas dos movimentos sociais - especialmente negros e indígenas – a favor de perspectivas inclusivas no tocante às relações étnico-raciais. Dessa feita, no âmbito da Educação, destacamos os principais marcos políticos e jurídicos a favor da inclusão de temáticas e de pessoas historicamente silenciadas por um processo civilizatório fortemente ancorado em premissas coloniais - forjadas nos marcadores sociais - que levam às condições de subcidadania. Nesta oportunidade buscamos estimular diálogos e ponderações em torno das potencialidades e dos desafios lançados às políticas de ações afirmativas, primordialmente, diante do caos econômico, político, jurídico e social instaurado no país em decorrência de constantes rupturas e recuos democráticos, que acentuam as distinções e exclusões reforçadas por retóricas extremistas, ações e discursos totalitários contrários à convivência cidadã, democrática e multicultural.

MINIBIOGRAFIA: Wagner Lins Lira é Doutor em Antropologia (UFPE) e Pós-Doutorando em Educação (PPGECI/UFRPE/FUNDAJ), onde desenvolve pesquisas – junto ao Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade da Infância e da Juventude (GETIJ/UFRPE/FUNDAJ) - voltadas à temática do sofrimento entre crianças, adolescentes e jovens, buscando compreender o papel das ações afirmativas frente à redução de conflitos nas escolas da Rede de Ensino do Estado de Pernambuco.

PÚBLICO-ALVO: Alunos/as do Ensino Médio, Professores/as da Rede de Ensino, Alunos/as da Graduação e da Pós-Graduação.

VAGAS: 30

DATA: 16/10/2019 (quarta-feira) a partir das 13h30min.

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