terça-feira, 27 de agosto de 2019

MINICURSO - RESPEITO, AMOR, EMPATIA, ALTERIDADE E CIÊNCIAS: OS CONTEÚDOS CORDIAIS COMO UM CAMINHO PARA UM ENSINO DE QUÍMICA MAIS HUMANIZADO












RESUMO: Os conteúdos cordiais surgem da necessidade de encontrar maneiras de relacionar a educação em direitos humanos e o ensino de ciências, buscando uma abordagem mais humana, que aponte as violações em direitos básicos e que direcione caminhos para discutir questões científicos considerando o respeito, amor, empatia e alteridade. Apresentamos, nesse curso, a ideia de conteúdos cordiais e algumas formas de utilizá-los em sala de aula.

MINIBIOGRAFIA: José Euzebio Simões Neto é graduado licenciado em Química pela UFPE (2005) e fez mestrado e o doutorado em Ensino das Ciências no PPGEC/UFRPE (2009 e 2016, respectivamente). Começou como professor em 2002, atuando em projetos, escolas, cursinhos e pré-vestibulares, até que em 2010 foi morar em Serra Talhada, para ser professor da licenciatura em Química na UAST/UFRPE. Atualmente é professor no Departamento de Química da UFRPE, vinculado a área de Ensino de Química. Ainda, é professor permanente no PPGEC (UFRPE) e no PROFQUI (UFRPE), professor colaborador no PPGECM (UFPE) e editor da REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Químic.

Cláudia Thamires da Silva Alves é Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) na UFRPE. Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase na relação entre educação em direitos humanos e ensino de química.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação.

DATA: 16/10/2019 (quarta-feira) às 9h da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário